Trilhos usados em VLTs

O tipo de trilho mais comumente usado para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) é o trilho de perfil U, também conhecido como trilho de carga leve. Esse perfil é especialmente adequado para sistemas de VLT devido a várias razões:

Trilho de Perfil U (ou Trilho de Carga Leve)

Características:

  • Perfil em “U”: O perfil tem uma seção transversal em forma de “U”, que oferece uma combinação ideal de robustez e custo-benefício para sistemas de VLT.
  • Carga e Resistência: Projetado para suportar cargas moderadas e operações frequentes, o trilho de perfil U é ideal para os requisitos de carga dos VLTs, que não são tão pesados quanto os trilhos usados para ferrovias tradicionais.
  • Integração Urbana: O perfil U é muitas vezes escolhido por sua adaptabilidade a ambientes urbanos e sua capacidade de integrar-se bem com a infraestrutura existente, como ruas e calçadas.

Uso:

  • Ambientes Urbanos: O trilho de perfil U é amplamente utilizado em áreas urbanas e para sistemas de VLT devido à sua capacidade de suportar a carga dos veículos e a sua flexibilidade em ambientes onde o espaço pode ser limitado.
  • Custo-Efetivo: Além disso, os trilhos de perfil U costumam ser uma escolha mais econômica em comparação com trilhos mais robustos e pesados, que são mais comuns em ferrovias de longa distância e cargas pesadas.

Alternativas

Enquanto o trilho de perfil U é a escolha predominante, em alguns sistemas VLT, especialmente aqueles que precisam de características específicas ou enfrentam condições únicas, podem ser usados outros perfis como:

  • Trilhos de Baixo Perfil: Usados quando há necessidade de minimizar a altura do trilho em relação ao nível da rua, o que ajuda na integração com a infraestrutura urbana e reduz o impacto visual.
  • Trilhos de Perfil I (ou H): Em alguns casos, trilhos com perfil em “I” ou “H” podem ser utilizados para oferecer maior robustez e estabilidade, embora sejam menos comuns em sistemas VLT devido ao seu custo e peso.

Considerações

A escolha do trilho para um sistema VLT deve levar em consideração não apenas o tipo de trilho, mas também fatores como o tráfego esperado, as condições urbanas, e o custo de instalação e manutenção. Para garantir que o trilho escolhido atenda às necessidades específicas do projeto, é recomendável consultar engenheiros especializados em transporte ferroviário urbano e projetos de infraestrutura.

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