De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o Metrô oferece maior capacidade e o VLT, por ser um sistema de menor impacto, se destaca pela sua flexibilidade e integração com o tráfego rodoviário, compartilhando espaço na rua com carros e pessoas.
Segundo o arquiteto, professor e diretor do Metrofor, Edilson Aragão, esta é a diferença mais significativa entre Metrô e VLT.
“Ambos são estruturadores da mobilidade, porém com atendimento a demandas diferentes, pois o metrô tem uma capacidade de transporte maior, em relação ao VLT. E o VLT é um sistema de menor impacto na estrututra urbana, podendo compartilhar espaço na rua com os carros e as pessoas”, explica.
Por terem cruzamentos, os VLTs trafegam em velocidade mais baixa que o Metrô, e realizam menor quantidade de viagens diárias. Dessa forma possuem menor capacidade de transporte.
O metrô em funcionamento na Região Metropolitana de Fortaleza tem 24,1 quilômetros de extensão, de Fortaleza a Pacatuba. São 20 estações no total, e seus trens chegam a uma velocidade máxima de 70Km/h. Já o VLT compreende quatro linhas metroviárias, que somam 60,2 quilômetros de trilhos, distribuídos entre as cidades de Fortaleza, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato. As quatro linhas de VLT possuem 75 cruzamentos com ruas e avenidas e 42 estações.